segunda-feira, dezembro 5, 2022

Combate ao assédio foi tema da 1ª reunião de negociação com a Caixa

Foi realizada na segunda-feira passada (25), de forma virtual, a primeira rodada de negociações da Contec com a Caixa Econômica Federal sobre a Campanha Salarial 2022, com a presença de várias representações da Caixa, sob a coordenação de Janaína Bosa Daniel, gerente de Relações Trabalhistas – Geret – e a representação dos empregados sob a coordenação do Carlos Roberto Rodrigues – Carlão.

De início, a Caixa apresentou as regras a serem observadas durante o processo negocial com a aquiescência de todos.

A representação dos empregados manifestou o interesse na renovação do Acordo 2020/2022 e discussão de outros pleitos importantes para a categoria.

Por outro lado, a Caixa deseja selar um acordo que contemple não só os empregados, mas também a empresa e que as questões de índices serão debatidas na mesa da Fenaban.

Os sindicatos e associações representativas reivindicaram que um representante da Contec possa acompanhar presencialmente os processos de denúncias sobre assédios sexual e moral na empresa, visando dar mais transparência aos fatos. A Caixa vai avaliar o pedido, pois trata-se de processos que demandam sigilo das informações.

Com relação aos últimos acontecimentos de assédio, a Caixa instituiu vários canais de denúncias, pedindo que os empregados e empregadas façam uso destes, de forma que a empresa tenha maior visibilidade dos fatos para as apurações necessárias e o aprimoramento nas relações de trabalho. O banco informou também sobre as cartilhas distribuídas para os empregados e os canais de ACOLHIMENTO para verificar o melhor encaminhamento, canal para DENÚNCIAS, registro dos atos e canal de SUGESTÃO, que será um diálogo direto com a presidente. Os canais internos são: dialogoseguro.caixa.com.br e canalmulhercaixa.com.br, podendo ser utilizados também para os homens. Informou também que criou canais externos como contatoseguro.com.br/caixa e aplicativo contatoseguro disponível para Android e IOS.

A Comissão Contec, apesar das iniciativas da Caixa, demonstrou muita preocupação com os acontecimentos relacionados aso assédios sexual e moral, e que desde 2019 já haviam canais de denúncias, porém sem a credibilidade esperada. Informou ainda que devido a forma como os fatos estão sendo apurados, há falta de credibilidade e segurança para se fazer as denúncias, porque muitas vezes nada acontece. A Caixa informou que os canais instituídos irão gerar um maior controle e que haverá também participação da CGU, Ministério Público e Tribunal de Contas, para garantir a idoneidade destes canais e daqueles que os utilizam. Na oportunidade, a Comissão dos Empregados reformou a importância de se ter um representante da Contec acompanhando as denúncias.

O representante da Advocef na mesa informou que a associação fez uma pesquisa com importante participação dos profissionais, e que em breve será entregue à Caixa para avaliação do que vem ocorrendo neste seguimento.

Outros pontos específicos foram apresentados pela Contec, mas sem retorno. A Caixa irá acompanhar e dar uma resposta aos fatos para onde foram encaminhadas as denúncias.

A Contec questionou a maneira como foram constituídas as SV’s (Superintendências de Varejo), que têm sido alvo de muitas reclamações e tem favorecido o assédio moral. Foi solicitada à Caixa uma real avaliação desta organização e atribuições, as quais se confundem com atribuições dos gerentes gerais e até gerentes de áreas das agências. Por isso, uma avaliação com todos os Gerentes Gerais seria de muita importância para construir uma relação mais saudável e humanizada.

Finalizando, a Caixa manifestou serem muito positivas as proposições e que ajudarão muito na construção de novas práticas, onde agendou a próxima reunião para hoje (27), quando estarão em discussão temas como Metas.

Comissão Executiva Bancária  Nacional de Negociação –  CEBNN/Contec escrito por Assessoria Renata

Últimas Notícias

Reunião entre CONTEC e Itaú trata da circular RP-52

Nesta quinta-feira (17), de forma virtual, a COE (Comissão de Organização dos Empregados) ITAÚ-Contec, coordenada pelo diretor da Feeb SC, Eduardo Israel,...

CONTEC e COE Santander debatem futuro bancário

Representantes cobram diálogo entre entidades sindicais e banco, encontro aconteceu em São Paulo Em São Paulo, o presidente da...

Informe Reunião COE Bradesco-CONTEC

O encontro ocorreu na quinta-feira (17), de maneira virtual escrito por Assessoria Sarah 18 de novembro de 2022

Lucro dos bancos sobe 20% e soma R$ 138 bilhões

Dados do Banco Central analisam os 12 meses acumulados até junho de 2022 e comparam ao mesmo período do ano anterior. Alta...

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

No dia 12 de outubro traga seu filho para viver momentos incríveis. Teremos touro mecânico, futsabão, cama elástica, pipoca,...