sábado, abril 13, 2024

Combate ao assédio foi tema da 1ª reunião de negociação com a Caixa

Foi realizada na segunda-feira passada (25), de forma virtual, a primeira rodada de negociações da Contec com a Caixa Econômica Federal sobre a Campanha Salarial 2022, com a presença de várias representações da Caixa, sob a coordenação de Janaína Bosa Daniel, gerente de Relações Trabalhistas – Geret – e a representação dos empregados sob a coordenação do Carlos Roberto Rodrigues – Carlão.

De início, a Caixa apresentou as regras a serem observadas durante o processo negocial com a aquiescência de todos.

A representação dos empregados manifestou o interesse na renovação do Acordo 2020/2022 e discussão de outros pleitos importantes para a categoria.

Por outro lado, a Caixa deseja selar um acordo que contemple não só os empregados, mas também a empresa e que as questões de índices serão debatidas na mesa da Fenaban.

Os sindicatos e associações representativas reivindicaram que um representante da Contec possa acompanhar presencialmente os processos de denúncias sobre assédios sexual e moral na empresa, visando dar mais transparência aos fatos. A Caixa vai avaliar o pedido, pois trata-se de processos que demandam sigilo das informações.

Com relação aos últimos acontecimentos de assédio, a Caixa instituiu vários canais de denúncias, pedindo que os empregados e empregadas façam uso destes, de forma que a empresa tenha maior visibilidade dos fatos para as apurações necessárias e o aprimoramento nas relações de trabalho. O banco informou também sobre as cartilhas distribuídas para os empregados e os canais de ACOLHIMENTO para verificar o melhor encaminhamento, canal para DENÚNCIAS, registro dos atos e canal de SUGESTÃO, que será um diálogo direto com a presidente. Os canais internos são: dialogoseguro.caixa.com.br e canalmulhercaixa.com.br, podendo ser utilizados também para os homens. Informou também que criou canais externos como contatoseguro.com.br/caixa e aplicativo contatoseguro disponível para Android e IOS.

A Comissão Contec, apesar das iniciativas da Caixa, demonstrou muita preocupação com os acontecimentos relacionados aso assédios sexual e moral, e que desde 2019 já haviam canais de denúncias, porém sem a credibilidade esperada. Informou ainda que devido a forma como os fatos estão sendo apurados, há falta de credibilidade e segurança para se fazer as denúncias, porque muitas vezes nada acontece. A Caixa informou que os canais instituídos irão gerar um maior controle e que haverá também participação da CGU, Ministério Público e Tribunal de Contas, para garantir a idoneidade destes canais e daqueles que os utilizam. Na oportunidade, a Comissão dos Empregados reformou a importância de se ter um representante da Contec acompanhando as denúncias.

O representante da Advocef na mesa informou que a associação fez uma pesquisa com importante participação dos profissionais, e que em breve será entregue à Caixa para avaliação do que vem ocorrendo neste seguimento.

Outros pontos específicos foram apresentados pela Contec, mas sem retorno. A Caixa irá acompanhar e dar uma resposta aos fatos para onde foram encaminhadas as denúncias.

A Contec questionou a maneira como foram constituídas as SV’s (Superintendências de Varejo), que têm sido alvo de muitas reclamações e tem favorecido o assédio moral. Foi solicitada à Caixa uma real avaliação desta organização e atribuições, as quais se confundem com atribuições dos gerentes gerais e até gerentes de áreas das agências. Por isso, uma avaliação com todos os Gerentes Gerais seria de muita importância para construir uma relação mais saudável e humanizada.

Finalizando, a Caixa manifestou serem muito positivas as proposições e que ajudarão muito na construção de novas práticas, onde agendou a próxima reunião para hoje (27), quando estarão em discussão temas como Metas.

Comissão Executiva Bancária  Nacional de Negociação –  CEBNN/Contec escrito por Assessoria Renata

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...