segunda-feira, janeiro 30, 2023

Campanhas de janeiro alertam para cuidados com saúde mental e hanseníase

Duas importantes campanhas utilizam o mês de janeiro como forma de chamar atenção para questões de saúde. São as ações do Janeiro Branco, ligado à Saúde Mental e ao Janeiro Roxo, que trata da visibilidade à uma doença pouco falada, a Hanseníase.

No caso do Janeiro Branco, o objetivo é dar holofote a toda população, as instituições e aos profissionais, sobre as questões relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. A campanha que surgiu em 2014, ganha força todos os anos com ações integradas em diversos estados do Brasil.

Esta também é uma forma de chamar atenção e cobrar das autoridades governamentais e legislativas, ferramentas, planos de ação e leis à respeito da importância de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental.

A saúde mental e psicológica do ser humano não está ligada somente as doenças e aos tratamentos adequados. Passa também, pelo direito ao descanso, ao bem estar, lazer e as outras maneiras de equilíbrio para a vida.

Já a campanha do Janeiro Roxo busca dar visibilidade a Hanseníase, uma doença que carrega muito estigma, fruto da desinformação e da complexidade no diagnóstico. Antigamente conhecida como lepra, a hanseníase afeta cerca de 30 mil pessoas todos os anos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Hanseníase.

Com tratamentos medicamentosos que podem levar até um ano, a hanseníase tem cura. Mas é preciso ficar atento aos sinais que podem indicar sintomas da doença e procurar um médico. Os sintomais mais comuns são: manchas brancas ou avermelhadas na pele, perda de sensibilidade na área afetada e dormência nas mãos e nos pés.

O tratamento para a doença é gratuito e está disponível pelo SUS, em todas as unidades básicas de saúde do Brasil. Importante lembrar que após iniciar o tratamento, o paciente não transmite mais a hanseníase.

www.contec.org.br escrito por Assessoria Igor 16 de janeiro de 2023

Últimas Notícias

Tarciana Medeiros anuncia duas mulheres para vice-presidências do BB

Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil (BB), indicou na noite de quinta-feira duas mulheres e um homem para três vice-presidências da instituição. Há...

Campanhas de janeiro alertam para cuidados com saúde mental e hanseníase

Duas importantes campanhas utilizam o mês de janeiro como forma de chamar atenção para questões de saúde. São as ações do Janeiro...

Artigo: O plano de desenvolvimento para o Brasil passa pela Caixa

MARCELO QUEVEDO DO AMARAL – Presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) A Caixa...

Um Feliz Natal

Bancos: agências abrem no dia 23 e fecham no dia 30/12, informa Febraban

População poderá utilizar serviços virtuais enquanto as agências estiverem fechadas A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou...