sábado, abril 20, 2024

Artigo: O plano de desenvolvimento para o Brasil passa pela Caixa

MARCELO QUEVEDO DO AMARAL – Presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef)

A Caixa terá um relevante papel no Brasil nos próximos anos consoante com a história construída em 16 décadas de existência. Fundada por dom Pedro II em 1861, assistiu não apenas ao epílogo da Monarquia como também a distintas conformações da República — para em períodos de normalidade democrática, ora sob regimes de exceção que custaram mais do que a liberdade dos cidadãos. Em todos esses momentos, a estatal foi um pilar sólido para a organização do Estado e, agora mais do que nunca, qualquer projeto de desenvolvimento para o país passa mais uma vez pelo banco.

Nas inúmeras crises — políticas e financeiras, sobretudo — que têm acometido o país desde sua fundação, a Caixa destacou-se na condução de políticas públicas e projetos, consolidando-se como o banco comprometido com a resolução dos problemas dos brasileiros.

Ser o maior parceiro dos brasileiros, reconhecido pela capacidade de transformação, com eficiência e rentabilidade é a missão vital da Caixa, compartilhada com o governo federal, estados e municípios, tanto na execução das políticas públicas quanto na assessoria aos entes federados, de modo a viabilizar soluções para as deficiências estruturais que dificultam nosso desenvolvimento.

Tal arranjo só é possível porque a Caixa opera as políticas governamentais de forma harmônica com quaisquer governos, independentemente de matizes ideológicos ou vínculos partidários — com uma condução técnica, ética e comprometida com a supremacia do interesse público. A importância desse trabalho está mais do que comprovada, seja na administração de fundos como o FGTS ou de programas como o Bolsa Família, seja por intermédio do patrocínio ao esporte e à cultura nacional ou da concessão de crédito às pessoas físicas e jurídicas.

A Caixa recentemente tem assumido a vanguarda das ações que influenciam positivamente a vida dos brasileiros. Para tanto, coloca toda sua experiência e infraestrutura física não apenas na busca do lucro, mas principalmente voltada ao crescimento econômico com distribuição de renda e no combate à pobreza — tarefa que ganha dimensão prioritária no momento em que muitos não conseguem suprir as necessidades básicas.

Nesse processo, a capacidade técnica é indispensável para a elaboração de projetos capazes de articular os esforços do poder público e do setor privado para a resolução de problemas de saneamento, segurança, saúde, educação, habitação e manejo de resíduos, além de outros gargalos que prejudicam o desenvolvimento e comprometem o bem-estar da coletividade. Nessa perspectiva, também pode levar a assessoria técnica somando forças aos municípios na elaboração e execução de projetos de interesse das comunidades, especialmente em questões que implicam a articulação de consórcios intermunicipais ou atingem regiões metropolitanas, microrregiões ou aglomerações urbanas.

Pensando nisso, o Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa elaborou um documento com a consolidação das propostas para o banco a partir deste ano. A peça, que já foi entregue ao governo recém-empossado, reúne mais de 300 propostas recebidas por empregados e aposentados de todo o país — incluindo o pedido por uma reestruturação da política de pessoal, com vistas a combater a gestão autoritária e o assédio; a revisão do empréstimo consignado para os beneficiários do Bolsa Família (que pode até mesmo ser perdoado pelo novo governo); e a revisão da legislação que permitiu sites de aposta esportiva que estão fazendo sucesso ultimamente.

Enfim, neste momento em que necessitamos retomar o desenvolvimento econômico, gerar empregos e reduzir as desigualdades sociais, a Caixa mais que nunca pode contribuir com o Brasil na edificação de um país justo e solidário para todos — olhando para o futuro, com a experiência do passado e dedicando-se ao presente. São incontáveis os desafios do quadriênio que nasce e a Caixa certamente permanecerá comprometida com a concretização dos direitos sociais do nosso povo e com o desenvolvimento do nosso amado Brasil.

Fonte: Correio Braziliense

www.contec.org.br escrito por Assessoria Igor 16 de janeiro de 2023

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...