terça-feira, outubro 4, 2022

Campanha Salarial 2022 – reunião de negociação CAIXA

Ocorreu dia 02 de agosto, às 10 horas , de forma virtual, a terceira rodada de negociações junto a Caixa Econômica Federal sobre a Campanha Salarial 2022/2024, com a presença de várias representações da Caixa , sob a Coordenação da Janaína Bosa Daniel por parte da Caixa e Coordenando a Mesa da Contec, Carlos Roberto Rodrigues – Carlão.

Os temas tratados foram PCD e Funcef previstos na pauta da Contec.

A Comissão Contec solicitou à Caixa o que tem sido feito para melhorar a qualidade de trabalho dos empregados na condição de PCDs.

Na oportunidade a Representação Caixa informou que tem disponibilizado os insumos e materiais necessários às agências/unidades, pedindo as entidades sindicais que façam a denúncia quando detectar a falta destes insumos e materiais para que sejam corrigidas estas ocorrências. Também falou sobre os estudos de infraestrutura das unidades e já começou a adquirir vários equipamentos de forma a manter atualizado o parque tecnológico nas unidades visando aprimorar os sistemas com maior agilidade.

Em seguida a Caixa apresentou todo o trabalho que a empresa desenvolve para melhorar a qualidade de trabalho dos PCDs, que visa manter uma melhor ambientação deste grupo de empregados. Informou que o quadro atual de PCDs é de 4281 empregados , sendo 3372 em atendimento, 809 no PA Varejo e 100 no PA Agro. Informou que criou vários canais para atendimento a este publico como a REDE DE DIALOGO, AMBIENTAÇÃO CAIXA E A TRILHA DE INCLUSÃO. Implantou também o PORTAL PESSOA COM DEFICIÊNCIA em Fevereiro de 2022, que visa oferecer informações e orientações ao gestor e equipes, onde ajuda os empregados dentro de suas capacidades e possibilidades.

A comissão Contec solicitou esclarecimentos sobre como lotação na contratação, transferência licença e demissão com relação aos empregados deste grupo PCD tendo em vista ocorrências neste segmento junto aos sindicatos. A Caixa informou que tem adotado de forma muito criteriosa todos estes aspectos, visando evitar injustiças, e pediu que os sindicatos acompanhem estes casos para avaliar o entendimento da empresa nestas ocasiões e ajudar nas decisões. Enfim, tendo em vista uma realidade de trabalho diferenciado que exige a busca de aprimoramento contínuo tem feito um dialogo constante com estes empregados de forma a construir um enquadramento para cada empregado com suas características. Todavia , apesar de algumas reclamações, a Comissão Contec elogiou todo o trabalho estrutural que a Caixa vem dedicando a este grupo diante das apresentações feitas.

O segundo assunto tratado fez referências à FUNCEF. A Comissão Contec solicitou a Caixa esclarecimentos de qual a participação da empresa nas decisões da Funcef e o que o ser feito para melhorar a rentabilidade do plano, em vista dos resultados abaixo das metas apresentados nos últimos relatórios, considerando o voto minerva ser escolhido pela empresa.

Para a Comissão Contec , as explicações não foram suficientes para o que vem acontecendo com a Funcef no contexto de suas aplicações e investimentos, sendo que um dos argumentos foram a defasagem nos valores dos imóveis existentes e que estão desocupados, bem como os que estão sendo vendidos por valores abaixo das avaliações, considerando que o mercado não negocia em cima das avaliações e para a Caixa manter estes imóveis não resultará em benefícios futuros de rentavilidade.

Sobre o REB , questionado pela Comissão Contec , no contexto da migração para o Novo Plano, a Caixa informou que tem sido feito ajustes para resolver esta situação e que em breve será resolvido.

Na oportunidade foi solicitado a Caixa que busque junto a Funcef promover a inclusão dos extratos do FAB com informação do crédito mensal e não só o valor da reserva de forma que os empregados possam acompanhar também a atualização dos valores do saldamento em vista das datas de aposentadorias dos empregados ainda ativos, onde se faz necessário ajustar os valores.

A Comissão Contec solicitou que a Caixa assuma o passivo junto a Funcef no tocante ao CTVA e as decisões judiciais favoráveis aos empregados, tendo em vista o descumprimento das obrigações e direitos trabalhistas foram da empresa e não da Fundação .

A Caixa informou que tem procurado acordos com os empregados quando as decisões forem favoráveis aos empregados, ressaltando que o Saldamento da forma como ocorreu se deu em comum acordo com as entidades e empregados. Da mesma forma em relação a adesão ao novo PCS e ao PFG, alegando que foram oportunizados aos empregados a adesão por quatro vezes após o prazo.

Ao final, ficou agendado próxima reunião para o dia 04 de agosto com o tema Teletrabalho , onde contamos com as sugestões dos empregados para uma melhor discussão.

COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO CAIXA – CONTEC.

Últimas Notícias

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

No dia 12 de outubro traga seu filho para viver momentos incríveis. Teremos touro mecânico, futsabão, cama elástica, pipoca,...

CEBNN/CONTEC orienta pela APROVAÇÃO em assembleia

Em reunião finalizada na madrugada na desta quarta-feira (31), os representantes da FENABAN entregaram uma nova proposta para a Comissão Executiva Bancária Nacional...

CAMPANHA SALARIAL

A reunião presencial de negociação entre a CEBNN/CONTEC e representantes da FENABAN, terminou sem acordo para a PLR, cláusula debatida nesta quinta-feira...

CAMPANHA SALARIAL – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Terminou em São Paulo a reunião presencial de negociação entre a CEBNN/CONTEC e a Caixa Econômica Federal, que aconteceu na manhã desta...

Campanha Salarial 2022 – reunião de negociação CAIXA

Ocorreu dia 02 de agosto, às 10 horas , de forma virtual, a terceira rodada de negociações junto a Caixa Econômica Federal...