domingo, maio 29, 2022

500 mil mortes: média diária de óbitos por Covid sobe para 2.075

No dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil vidas perdidas para a Covid-19, a média móvel diária chegou a 2.075. Em comparação com o verificado há 14 dias, houve aumento de 26,6%, sinalizando tendência de alta nos óbitos documentados em todo o país.

Em relação aos infectados, foram 82.288 novos casos registrados nas últimas 24 horas em todo o país. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já computou 17.883.750 contaminados.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nos relatórios repassados pelo Ministério da Saúde. Essas informações também alimentam o painel interativo com notícias sobre a pandemia desde o primeiro caso da doença registrado no país.

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Fonte: Metropoles

Diretoria Executiva da CONTEC

Últimas Notícias

Seminário Jurídico Contec debate direito sindical e trabalhista

O Seminário Jurídico Sindical e Trabalhista, realizado nesta terça-feira (24), foi promovido pela CONTEC e contou com a presença virtual dos representantes...

13º do INSS: segunda parcela será paga a partir da próxima semana; veja calendário

Pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a maio, entre 25 de maio a 7 de junho. O...

STF garante licença-paternidade de 180 dias para pais solo

O Supremo Tribunal Federal aprovou, por unanimidade, a licença-paternidade de 180 dias para servidores públicos que são pais solo, ou seja, que...

‘Se contar, ninguém te contrata’: os trabalhadores que escondem doenças crônicas para conseguir emprego

Com medo de discriminação e possíveis demissões, funcionários pedem que médicos não revelem doença em atestados. Quando ia ao...

Alimentação e Transportes respondem juntos por cerca de 80% do IPCA de abril

No mês de abril, os aumentos nos gastos das famílias com Alimentação e Transportes responderam juntos por cerca de 80% da inflação...