sábado, abril 20, 2024

Reunião do COE – Itaú/Unibanco

Foi realizada na terça-feira passada (29/9) reunião da Comissão Específica dos Funcionários do Itaú–Unibanco (COE) por videoconferência. Na ocasião, foram tratados dos temas: demissões, fechamento de agências e teletrabalho. Participaram representantes das federações, sindicatos e CONTEC, cerca de 50 representantes dos funcionários marcaram presença nos debates.

O primeiro tema abordado foi trazido pela representação do banco, coordenado naquela pelo sr. Rafael Pastori foi a questão das demissões. Ele esclareceu que os desligamentos de colaboradores estão dentro da “normalidade”, assim como no mesmo, período houveram novas contratações.

Segundo Pastori, a medida nada tem a ver com os reflexos e consequências do novo coronavírus.  Ele também apontou que o fechamento de agências não se relaciona com a pandemia. De acordo com o Itaú/Unibanco, as agências que foram fechadas estavam nos planos para o ano de 2019. Foram fechadas agências menores e aquelas cujo rendimento estava abaixo das expectativas do banco.

A coordenadora dos representantes bancários, diretora de Finanças da CONTEC, Rumiko Tanaka, destacou que faltou o banco deixar claro os critérios de fechamento, assim como não deu aos funcionários uma oportunidade para buscar uma alternativa.

Quanto ao teletrabalho, o banco sugeriu a assinatura de um acordo de trabalho específico para definir os regramentos para adoção do novo modelo de atividade. Foi solicitado à CONTEC contribuições no sentido de debater e construir em conjunto a proposta.

Nova reunião, para apresentar as propostas e tratar do tema teletrabalho, será realizada com a representação do ITAÚ/Unibanco no dia 6 de outubro por videoconferência.

ORIENTAÇÃO – Solicitamos às federações, que coordenem e busquem junto aos sindicatos de base, contribuições/sugestões que possam integram o acordo coletivo de trabalho específico para teletrabalho no Itaú/Unibanco.

É importante que as bases ouçam os bancários que já estão em teletrabalho e vivem a realidade no dia a dia das atividades. Informamos ainda que faremos duas reuniões preparatórias para reunir essas contribuições.

A primeira delas acontecerá nesta sexta-feira (2/10), das 10h às 13h, em videoconferência, para que possamos ouvir todas as contribuições das entidades/bancários. (REPASSAREMOS O LINK DA REUNIÃO VIA APLICATIVO ZOOM PARA TODAS AS ENTIDADES).

A segunda reunião acontecerá na segunda-feira (5/10), das 14h às 17h, para unificar as contribuições e construirmos uma proposta a ser levada à representação do ITAÚ/Unibanco na terça-feira (6/10).


ATENÇÃO AO CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES

02/10 (sexta-feira), 10h às 13h – Reunião preparatória para apresentar as contribuições das bases para ACT de Teletrabalho

05/10 (segunda-feira), 14h às 17h – Reunião preparatória para consolidar proposta de ACT

06/10 (terça-feira), 14h – Reunião COE-Itaú/Unibanco para apresentar proposta dos funcionários ao banco.

Diretoria Executiva da CONTEC

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...