sexta-feira, abril 26, 2024

REUNIÃO COM A FENABAN SOBRE ÔMICRON e TELETRABALHO

Na tarde desta sexta-feira (04/02), a mesa de negociação da CONTEC voltou a se reunir, por videoconferência, com a mesa da FENABAN, para debater sobre medidas para enfrentamento da ômicron.

O presidente da CONTEC, Dr. Lourenço Ferreira do Prado cumprimentou a mesa da FENABAN, coordenada pelo Dr. Adauto Duarte e todos os dirigentes sindicais participantes da reunião e destacou a necessidade de darmos continuidade ao debate e ações de combate à covid-19, destacando que só nas últimas 24 horas ocorreram mais de 1000 mortes no país.

Na sequência, o negociador da FENABAN, Dr. Adauto Duarte, cumprimentou o Dr. Lourenço e a todos os participantes da reunião, parabenizando a todos pela postura de combate à covid. Lembrou da necessidade de debatermos de todos os temas levantados na última reunião que tratamos do assunto, trazendo os encaminhamentos já adotados.

Destacou a importância da vacinação contra a gripe H3N2, registrando o tratamento dado pelos bancos à questão.

A respeito dos afastamentos e trabalho em home office, historiou o comportamento dos bancários e dos bancos durante toda a pandemia, informando que o sistema bancário fechou o mês de janeiro com 110 mil pessoas trabalhando em casa – quando pretendia fechar com apenas 7 mil –, por conta do senso de responsabilidade do setor, em razão da onda da ômicron. Parabenizou os dirigentes sindicais por haverem conscientizado a categoria sobre a importância da vacina, o que culminou com 97% dos bancários vacinados.Assegurou que todos os bancos estão promovendo as higienizações de forma segura, conforme orientações da ANVISA.

Chamou a atenção para a importância do uso das máscaras, para evitar a transmissão da doença, destacando que os bancos recomendam que sejam seguidas as orientações da ciência. Informou que os levantamentos indicam que a ômicrom está reduzindo no setor bancário, apesar do crescimento no país.

O presidente Lourenço do Prado informou que no final do mês passado, os representantes da categoria bancária participaram de reunião técnica para tratar das condutas de combate à covid.

Questionado a respeito da possibilidade de fornecimento de máscaras N95 por todos os bancos, o negociador da FENABAN registrou que 80% dos bancos já fornecem máscara e salientou que a obrigatoriedade quanto ao tipo de máscara é uma questão muito difícil, considerando que umas pessoas se adaptam melhor a um modelo e outras a modelo distinto.

Questionado a respeito das demissões durante a pandemia, o negociador patronal disse que as demissões são definidas pela atividade econômica, informando que em janeiro aumentou o número de empregos no setor bancário, por conta da necessidade de expansão na área tecnológica.

Ao final da reunião, o presidente Lourenço do Prado agradeceu a participação de todos.

Diretoria Executiva da CONTEC escrito por Assessoria Renata

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...