sábado, abril 27, 2024

Caixa, BB, Basa e BNB firmam acordo para desenvolver sinergias operacionais

A Caixa Econômica Federal firmou, nesta quarta-feira (19/7), um protocolo de intenções com o Banco do Brasil (BB), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco da Amazônia (Basa) para a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para discutir parcerias entre os quatro bancos federais.

A assinatura do termo de compromisso foi feita pelos quatro presidentes dos bancos públicos, Maria Rita Serrano (Caixa), Tarciana Medeiros (BB), Luiz Lessa (Basa) e Paulo Câmara (BNB), que participou virtualmente da reunião.

A cerimônia, realizada na sede da Caixa, contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, que compareceu ao evento após almoço na sede da Fazenda com o ministro Fernando Haddad e o ex-secretário-executivo da pasta Paulo Galípolo, que assumiu a diretoria de Política Monetária do Banco Central.

Integração de caixas eletrônicos

Entre os objetivos do grupo de trabalho está buscar melhorar o atendimento e ampliar o alcance dos bancos nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O grupo vai trabalhar inicialmente na integração dos caixas eletrônicos nas 9 mil agências das quatro instituições financeiras, e, em um segundo momento, ampliando também para as 13 mil lotéricas da Caixa. Ao todo, serão unificados 22 mil pontos de atendimento. Com isso, o cliente dos quatro bancos poderá sacar em qualquer um desses pontos.

A expectativa da presidente da Caixa é que a sinergia para os saques nas agências ocorra até o fim deste ano. “Temos um marco histórico da atuação dos bancos públicos para o compartilhamento da nossa estrutura e serviços”, destacou Rita Serrano. Ela lembrou que o compromisso para o compartilhamento de rede já foi feito no passado, porém de maneira individualizada, como o da Caixa com o BB, mas a iniciativa “foi encerrada no governo anterior”. “A ideia é compartilharmos o atendimento para os clientes dos quatro bancos federais”, frisou ela, em entrevista aos jornalistas na sede da Caixa, em Brasília, minutos após a assinatura do protocolo de intenções.

Segundo Serrano, o foco da parceria será ganhar economia de escala, melhorando a qualidade no atendimento à população em praticamente todos os municípios brasileiros.

Outras parcerias

A parceira da Caixa e do BB para o compartilhamento dos correspondentes bancários das lotéricas foi encerrada em 18 de novembro de 2020. Atualmente, a Caixa tem parcerias com o BNB para compartilhamento da rede e mais de 100 convênios de recebimento com empresas privadas.

A instituição também tem uma outra parceria com Banco do Brasil, desde 2013, para a construção e operação de um datacenter construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP), a Cidade Digital, em Brasília.

Fonte: Correio Braziliense

www.contec.org.br escrito por Assessoria Igor 

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...