terça-feira, fevereiro 27, 2024

Bancos não abrem no Carnaval

Agências bancárias de todo o Brasil não terão atendimento presencial na segunda-feira (12) e na terça-feira (13) de Carnaval. O funcionamento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h, com encerramento previsto no horário normal de fechamento, conforme a localidade.

A exceção são agências cujo fechamento ocorre antes das 15h. Neste caso, o expediente começará antes para garantir o mínimo de três horas de atendimento ao público.

Os caixas eletrônicos e os serviços online estarão disponíveis normalmente, mesmo sem expediente presencial.

O pagamento de contas de água, luz e telefone que tenham o vencimento durante o Carnaval poderá ser feito no próximo dia útil, na Quarta-Feira de Cinzas (14). A prorrogação também vale para carnês.

Geralmente, os boletos vêm com vencimentos ajustados aos dias em que os bancos não funcionam, para evitar encargos pelo atraso da quitação. Em caso de dúvida sobre o prazo de pagamento, o cliente deve ligar para o atendimento da empresa que emitiu o boleto e confirmar ou negociar a melhor data.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também recomenda a antecipação do pagamento das contas e, caso o título possua código de barras, é possível fazer agendamento nos caixas eletrônicos e outros canais de atendimento disponibilizados pelos bancos.

COMO ACESSAR A CONTA BANCÁRIA FORA DA AGÊNCIA

O cliente pode acessar sua conta-corrente ou poupança por meio de aplicativos de celular do seu banco e pelo internet banking para realizar a maioria dos serviços. Entre eles estão:

  1. Pagamento de contas
  2. Consulta de saldos e extratos
  3. Transferências financeiras
  4. Agendamento de pagamentos
  5. Pix: criação de chaves, pagamentos de contas, compras e extrato
  6. Contratação de serviços e empréstimos
  7. Informe de rendimentos do Imposto de Renda 2023
  8. Cartões: solicitação e consulta de fatura do cartão de crédito
  9. Limite de crédito
  10. Crédito imobiliário
  11. Comprovantes de transações bancárias

CONFIRA O TELEFONE DE ALGUNS BANCOS

  1. Banco do Brasil: 0800-7290722
  2. Santander: 0800-7627777
  3. Caixa Econômica Federal: 0800-7260101
  4. Banco Bradesco: 0800-7048383
  5. Itaú Unibanco: 0800-7280728
  6. Banco Safra: 0800-7725755

COMO É O PAGAMENTO DE CONTAS EM FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS

  1. Os clientes devem quitar suas contas bancárias de acordo com as datas contratuais ou regras legais
  2. Por lei, contas de consumo têm a data prorrogada para o próximo dia útil, sem cobrança de encargos
  3. Já alguns tributos têm a data adiantada, como é o caso da contribuição ao INSS para algumas categorias de segurados
  4. É preciso ficar atento ao dia do vencimento de cada conta ou imposto
  5. Quando não há funcionamento bancário, a rede bancária deve oferecer canais para pagamentos alternativos, como pela internet
  6. Em caso de dúvida, o Procon-SP recomenda que o cliente entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa ou do banco para obter informações sobre o pagamento das contas

INSS TAMBÉM FECHA AGÊNCIAS NO CARNAVAL

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai manter as agências fechadas no Carnaval. Não haverá atendimento presencial na segunda-feira (12) e na terça-feira (13). O funcionamento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14h.

O horário de funcionamento da Central Telefônica 135 também será alterado. No sábado, 10, e nos dias 12 e 13, o cidadão conseguirá atendimento humano das 7h às 18h. No restante do dia, haverá atendimento por robô. Na quarta, o serviço volta ao horário normal, das 7h às 22h.

Segundo o instituto, no atendimento telefônico eletrônico é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário de agendamento dos atendimentos e ter dados sobre o pagamento do benefício.

Para quem precisa solicitar benefícios como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença, é possível utilizar o aplicativo ou site Meu INSS. Nele, o segurado tem acesso a mais de cem serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências —que a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto— e agendar atendimento presencial.

Fonte: Folha de S. Paulo

www.contec.org.br escrito por Assessoria Igor

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