segunda-feira, abril 29, 2024

Saúde Caixa: Sindicatos exigem suspensão de cobranças retroativas

Banco apresenta proposta de calendário de negociações; empregados pedem suspensão de cobranças retroativas de débitos de coparticipação até que o GT debata o tema e esperam que a Caixa apresente boa proposta para que haja soluções no tempo proposto pelo banco

O Grupo de Trabalho do Saúde Caixa, formado por representantes da Caixa Econômica Federal e de entidades sindicais Contec/Contraf  e associativas dos trabalhadores, se reuniu, nesta quarta-feira (28), para iniciar as negociações sobre questões pendentes do plano de saúde das empregadas e empregados do banco.

Existem diversas questões pendentes. Talvez, a principal delas seja a revisão do Estatuto da Caixa, para que se exclua o teto de gastos que a Caixa pode ter com a saúde de seus empregados, fazendo referência a antiga resolução 23 da CGPAR, que foi revogada,  que previa um limite da folha de pagamentos da Caixa para custear o plano, e que a versão vigente do estatuto do banco, aprovada por Pedro Guimarães, limita este financiamento à 6,5% da folha. “Mas, existe um ponto urgente, que é a cobrança retroativa de coparticipações que a Caixa está efetuando diretamente na conta corrente dos empregados e causando sérios transtornos para a subsistência dos trabalhadores. Tudo isso sem qualquer negociação com a representação dos trabalhadores.

Os valores cobrados pela Caixa referem-se a coparticipações de consultas e exames de 2018 a 2022 que, por falha da Caixa não houve a devida comunicação naquela época do motivo pelo qual não houve a cobrança, ocasionando um grande stress e preocupação para àqueles que tiveram este débito cobrado.

Para os representantes dos empregados, a Caixa precisa suspender essas cobranças para que se discuta a melhor forma e os parâmetros para que estes valores sejam pagos, respeitando o limite definido em nosso ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).


O ACT limita o desconto da coparticipação do Saúde Caixa em 10% da renda básica. A Caixa está cobrando os valores atrasados com débito em conta, sem considerar esse limitador e ainda descontando as despesas atuais no contracheque, usando o limite de 10%, onde as pessoas ficam com salários reduzidos.

Outros pontos importantes também foram apresentados pelos representantes dos empregados, com sugestões de melhoria para a telemedicina caixa; facilitar a renovação de carteiras para os dependentes com decisões judiciais e àqueles com previsão no plano; melhoria no credenciamento, demandas apresentadas pelos empregados.

Calendário

A Caixa apresentou uma proposta calendário de negociações que prevê mais duas reuniões do GT Saúde Caixa, três mesas de negociações com as entidades representativas em mesa de negociação. (veja abaixo a proposta de calendário feita pela Caixa).

“É uma proposta bastante otimista. Em 2021, ocorreram com a Caixa ´mais de 40 reuniões do GT antes que a empresa encerrasse  unilateralmente as negociações (em julho). O final do processo ocorreu após muitos outros debates, e o acordo só foi assinado em novembro, o que confirmou a necessidade de mais tempo para discussão.  Desta forma , pelo calendário proposto dificilmente haverá tempo para uma discussão democrática, a não ser que a Caixa venha com uma proposta que já atenda os interesses dos empregados.

“É importante que a Caixa entenda que a construção das propostas precisa ser feita em conjunto. Não é possível que o banco continue definindo as coisas sem ouvir os empregados e sua representação sindical”, considerando que o Saúde Caixa é também custeado pelos empregados.  Assim, foi solicitado ao banco que se discuta com as entidades formas de promover pesquisas junto aos empregados sobre vários aspectos do saúde caixa.

O Saúde Caixa é um dos principais problemas que afetam o pessoal da Caixa. Desta forma é imprescindível a participação de todas as entidades sindicais, mobilizando as bases de forma que sejam aprofundadas as discussões e propostas, tendo como base a realidade diária de todos os envolvidos..

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...