segunda-feira, abril 29, 2024

Relacionamento bancário crucial na era digital

Por Oscar Siziba, Diretor: Business Banking Coverage SA, Business and Commercial Banking.

Não há dúvida de que a tecnologia transformou todos os aspectos da nossa vida pessoal e empresarial. O setor financeiro é uma dessas áreas que mudou drasticamente, à medida que os clientes acedem a soluções financeiras de novas formas. Tanto para indivíduos como para empresas, os serviços digitais tornaram os serviços financeiros mais convenientes, acessíveis e eficientes. 

Apesar desses benefícios aprimorados, poucos empresários acreditam que a tecnologia possa substituir o papel do ser humano. Na verdade, muitos acreditam que ter um banqueiro de relacionamento qualificado e de confiança, que conheça o seu negócio e compreenda a sua história, a sua posição financeira e o setor em que atua, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

As empresas que estão a entrar numa fase de crescimento ou que geralmente têm necessidades complexas em torno de finanças corporativas, gestão de fluxo de caixa, gestão de risco, acordos comerciais, câmbio e outras questões simplesmente não podem confiar apenas na banca digital. Em vez disso, necessitam do aconselhamento de um banqueiro que compreenda o propósito, as pessoas e a estratégia da empresa, para que possam aproveitar a tecnologia e soluções bancárias adequadas.  

Isto torna-se ainda mais importante no atual ambiente comercial, que se caracteriza por um lento crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – atualmente em 0,3% – e por um índice de desemprego que se aproxima dos 42%. Tudo isto, juntamente com um ciclo de taxas de juro elevadas e a crise energética em curso, são alguns dos factores que estão a exercer uma pressão significativa sobre os consumidores e as empresas. 

É nesses momentos que uma empresa deve garantir que dispõe de um parceiro bancário que a compreenda e que seja capaz de apoiar os esforços da empresa para transformar possibilidades em oportunidades. Um gerente de relacionamento com um conhecimento profundo da saúde e do desempenho financeiro de uma empresa está equipado para fornecer o suporte necessário ao negócio.

Equipados com ferramentas digitais, os gestores de relacionamento podem atender às expectativas de seus clientes com mais rapidez e eficiência. Dessa forma, o setor bancário torna-se primeiro centrado nas pessoas e depois habilitado digitalmente. Ser proativo significa adotar ferramentas digitais que melhorem a comunicação, agilizem processos e ofereçam aos clientes acesso online às informações, mantendo um atendimento personalizado por meio de gestores de relacionamento.

Ter um parceiro bancário de confiança também simplifica a mecânica de expansão além-fronteiras e de fazer negócios em África. 

Ter um único ponto de contato dentro do banco significa que um gerente de relacionamento também pode criar acesso a especialistas bancários que entendem nuances específicas do setor ou da indústria que podem aprimorar os desafios e oportunidades de um determinado negócio.  

Seja qual for o futuro, é quase certo que a eficiência e a inovação digitais exigirão parcerias sólidas e contínuas entre clientes empresariais e gestores de relacionamento. O banco de relacionamento permanecerá válido porque oferece serviços personalizados, consultoria especializada e soluções customizadas que vão além das capacidades dos sistemas automatizados. 

Fonte: https://www.africa.com/relationship-banking-crucial-in-the-digital-age/

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...