Por Oscar Siziba, Diretor: Business Banking Coverage SA, Business and Commercial Banking.
Não há dúvida de que a tecnologia transformou todos os aspectos da nossa vida pessoal e empresarial. O setor financeiro é uma dessas áreas que mudou drasticamente, à medida que os clientes acedem a soluções financeiras de novas formas. Tanto para indivíduos como para empresas, os serviços digitais tornaram os serviços financeiros mais convenientes, acessíveis e eficientes.
Apesar desses benefícios aprimorados, poucos empresários acreditam que a tecnologia possa substituir o papel do ser humano. Na verdade, muitos acreditam que ter um banqueiro de relacionamento qualificado e de confiança, que conheça o seu negócio e compreenda a sua história, a sua posição financeira e o setor em que atua, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
As empresas que estão a entrar numa fase de crescimento ou que geralmente têm necessidades complexas em torno de finanças corporativas, gestão de fluxo de caixa, gestão de risco, acordos comerciais, câmbio e outras questões simplesmente não podem confiar apenas na banca digital. Em vez disso, necessitam do aconselhamento de um banqueiro que compreenda o propósito, as pessoas e a estratégia da empresa, para que possam aproveitar a tecnologia e soluções bancárias adequadas.
Isto torna-se ainda mais importante no atual ambiente comercial, que se caracteriza por um lento crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – atualmente em 0,3% – e por um índice de desemprego que se aproxima dos 42%. Tudo isto, juntamente com um ciclo de taxas de juro elevadas e a crise energética em curso, são alguns dos factores que estão a exercer uma pressão significativa sobre os consumidores e as empresas.
É nesses momentos que uma empresa deve garantir que dispõe de um parceiro bancário que a compreenda e que seja capaz de apoiar os esforços da empresa para transformar possibilidades em oportunidades. Um gerente de relacionamento com um conhecimento profundo da saúde e do desempenho financeiro de uma empresa está equipado para fornecer o suporte necessário ao negócio.
Equipados com ferramentas digitais, os gestores de relacionamento podem atender às expectativas de seus clientes com mais rapidez e eficiência. Dessa forma, o setor bancário torna-se primeiro centrado nas pessoas e depois habilitado digitalmente. Ser proativo significa adotar ferramentas digitais que melhorem a comunicação, agilizem processos e ofereçam aos clientes acesso online às informações, mantendo um atendimento personalizado por meio de gestores de relacionamento.
Ter um parceiro bancário de confiança também simplifica a mecânica de expansão além-fronteiras e de fazer negócios em África.
Ter um único ponto de contato dentro do banco significa que um gerente de relacionamento também pode criar acesso a especialistas bancários que entendem nuances específicas do setor ou da indústria que podem aprimorar os desafios e oportunidades de um determinado negócio.
Seja qual for o futuro, é quase certo que a eficiência e a inovação digitais exigirão parcerias sólidas e contínuas entre clientes empresariais e gestores de relacionamento. O banco de relacionamento permanecerá válido porque oferece serviços personalizados, consultoria especializada e soluções customizadas que vão além das capacidades dos sistemas automatizados.
Fonte: https://www.africa.com/relationship-banking-crucial-in-the-digital-age/