sexta-feira, abril 26, 2024

Reformas no BB irritam o Planalto; Brandão pode ser demitido

A repercussão ruim junto a parlamentares dos planos de demissão de funcionários e de enxugamento do número de agências e postos de atendimento do Banco do Brasil (BB) irritou o presidente Jair Bolsonaro, gerando uma nova crise na equipe econômica e colocando na berlinda o presidente da instituição, André Brandão. Rumores da demissão do executivo mexeram com os mercados e as ações do BB desabaram quase 5%, ontem, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Na segunda-feira, o Banco do Brasil divulgou ao mercado um projeto de reestruturação prevendo o fechamento de 361 postos de atendimento, incluindo 112 agências, e um Programa de Demissão Voluntária (PDV) de até 5 mil funcionários. O objetivo das medidas é economizar R$ 2,7 bilhões até 2025. Atualmente, o BB emprega 92,1 mil trabalhadores, número inferior ao dos dois maiores bancos privados do país, Itaú Unibanco e Bradesco.

Os planos de reestruturação e de demissões do BB eram de conhecimento do Palácio do Planalto e apoiados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, mas acabaram sendo um tiro no pé de Bolsonaro, que tenta eleger seus candidatos para a presidência da Câmara e do Senado, de acordo com fontes próximas ao banco.

O presidente busca ter maior controle sobre o Legislativo na próxima eleição do comando das duas Casas do Congresso, e, nas últimas conversas com parlamentares, não gostou do que ouviu sobre o programa de fechamento de agências do BB. Muitas cidades pequenas são dependentes do serviço bancário, principalmente, no Nordeste, que deve sentir mais o impacto das medidas. Segundo as fontes, o presidente escolheu um timing muito ruim para articular as candidaturas e explicar as demissões no BB, inclusive, “o fim da comissão dos caixas, alterando uma função básica na atividade bancária”.

As medidas do BB geraram críticas, principalmente, entre os integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, que reúne mais de 200 deputados e senadores e serão importantes para a eleição dos candidatos de Bolsonaro. A Frente é presidida pelo deputado Zé Carlos (PT-MA), que classificou o plano como um “desmonte” para a privatização do BB. O partido, apesar de ser da oposição, vai apoiar o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato de Bolsonaro para a presidência do Senado.

Além disso, o fato de Brandão não ter aberto espaço para nomeações políticas teria criado insatisfação no Planalto. Há fontes que temem, inclusive, que o alto escalão do BB vire um balcão de negócios para garantir a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão, como presidente da Câmara.

Apesar de ter apenas quatro deputados e um senador na agenda oficial até ontem, o presidente vem falando com muito mais parlamentares nesse processo de articulação das eleições do Congresso, e expressou a eles a vontade de demitir o presidente do BB.

Tensão

No Banco do Brasil, o clima, ontem, era de tensão. Diante dos rumores deque, a qualquer momento, o Planalto pode anunciar a demissão do presidente da instituição, as ações ordinárias (com direito a voto) do BB encerraram o pregão de ontem com queda de 4,94%, figurando em segundo lugar entre as cinco maiores perdas do dia. O Índice Bovespa, principal indicador da B3, recuou 1,67%, fechando a 121.933 pontos.

Enquanto isso, o ministro Paulo Guedes, tentava reverter a demissão de Brandão junto ao presidente, da mesma forma que conseguiu evitar o cartão vermelho do secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, no ano passado. A percepção, contudo, é de que a repercussão negativa do programa de demissões do BB foi apenas a gota d’água para que Bolsonaro expusesse uma insatisfação que vinha sendo nutrida em relação a Brandão.

De perfil técnico e discreto, Brandão evitou polêmicas nos últimos meses, diferentemente do antecessor, Rubem Novaes, que não poupava críticas à política de Brasília e não escondia o desejo de privatizar o Banco do Brasil. Além disso, o executivo privilegiou os funcionários de carreira na hora de definir a nova diretoria do Banco do Brasil.

Brandão foi indicado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e deixou um cargo de liderança do HSBC nos Estados Unidos. Campos Neto, inclusive, está na agenda de Guedes nesta quinta-feira, e há rumores de que Brandão pode, inclusive, ser realocado no Ministério da Economia, como aconteceu com Novaes, que virou assessor especial de Guedes após pedir demissão da presidência do BB. Procurados, o Banco do Brasil e o Ministério da Economia não comentaram o assunto até o fechamento desta edição.

Fonte: Correio Braziliense

Últimas Notícias

AGU vai usar inteligência artificial para revisar benefício negado pelo INSS, diz Messias

Um novo projeto prevê que a Advocacia-Geral da União, por meio de uma programa de inteligência artificial, revise uma negativa do INSS a um...

ONU adota primeira resolução global sobre inteligência artificial

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, a primeira resolução global sobre inteligência artificial para incentivar a proteção de...

Trabalho forçado e exploração sexual movimentam mais de R$ 1 bi por ano em todo o mundo, diz relatório da OIT

A exploração sexual é uma atividade ilegal, execrável, visada, mas muito lucrativa. E responde por uma parcela significativa dos casos de...

Declaração pré-preenchida do IR 2024 começa em 15 de março

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, ano-calendário 2023, vai ser liberada pela Receita Federal a partir de 15 de março, quando...

Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até 2 salários mínimos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até...