sexta-feira, setembro 25, 2020

Governo lança canal para registro de denúncias trabalhistas on-line

Objetivo é que o trabalhador não tenha que ir a uma das unidades das superintendências regionais do Trabalho do Ministério da Economia para registrar uma reclamação.

Imagem removida pelo remetente. Carteira de trabalhoCarteira de trabalho – Marcello Casal/ Agência Brasil

Brasília – A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia lançou um canal para registro de denúncias trabalhistas no portal Gov.br. Com a nova ferramenta, o objetivo é que o trabalhador não tenha que ir a uma das unidades das superintendências regionais do Trabalho do Ministério da Economia para registrar uma reclamação.

Assim, diz a secretaria, há redução de custos e melhora na gestão pública, e servidores que atuavam no atendimento presencial poderão ser deslocados para realizar outras atividades.

Como denunciar
O canal pode ser usado para denúncias, reclamações e registro de irregularidades trabalhistas. É preciso cadastrar o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – e uma senha na área de acesso ao portal Gov.br.

Não é possível fazer denúncia anônima, mas os dados do denunciante são sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização. O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos.

No caso de trabalho análogo ao de escravo, não é exigida a identificação do denunciante no Gov.br, mas a denúncia deve ser feita pelo Sistema Ipê, disponível também no portal Gov.br.

Fonte: O Dia

Diretoria Executiva da CONTEC

Últimas Notícias

Inscrições para nova turma do Curso Preparatório do CPA20

Já se encontram abertas as inscrições para nova turma do Curso Preparatório do CPA20. Professor Douglas Alves, CEA.

DIEESE Home Office Brasil e UFs

Acesse e leia na íntegra. Clique no ícone abaixo:

Bradesco Teletrabalho Link para Votação

Link para votação https://forms.gle/fLzWiYaCyULbnGCD7 Principais pontos do Acordo Coletivo de Teletrabalho: Definição

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DEVARGINHA E REGIÃOASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUALEDITAL DE CONVOCAÇÃOO Presidente do SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOSBANCÁRIOS DE...

Confirmando a informação de que o Itaú pagará a antecipação da PLR dia 21/09 e abono + salários reajustados no dia 25/09.

Os empregados  receberão a antecipação da regra básica e da parcela adicional da PLR. A antecipação da regra básica corresponde a 54%...