segunda-feira, junho 21, 2021

Governo lança canal para registro de denúncias trabalhistas on-line

Objetivo é que o trabalhador não tenha que ir a uma das unidades das superintendências regionais do Trabalho do Ministério da Economia para registrar uma reclamação.

Imagem removida pelo remetente. Carteira de trabalhoCarteira de trabalho – Marcello Casal/ Agência Brasil

Brasília – A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia lançou um canal para registro de denúncias trabalhistas no portal Gov.br. Com a nova ferramenta, o objetivo é que o trabalhador não tenha que ir a uma das unidades das superintendências regionais do Trabalho do Ministério da Economia para registrar uma reclamação.

Assim, diz a secretaria, há redução de custos e melhora na gestão pública, e servidores que atuavam no atendimento presencial poderão ser deslocados para realizar outras atividades.

Como denunciar
O canal pode ser usado para denúncias, reclamações e registro de irregularidades trabalhistas. É preciso cadastrar o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – e uma senha na área de acesso ao portal Gov.br.

Não é possível fazer denúncia anônima, mas os dados do denunciante são sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização. O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos.

No caso de trabalho análogo ao de escravo, não é exigida a identificação do denunciante no Gov.br, mas a denúncia deve ser feita pelo Sistema Ipê, disponível também no portal Gov.br.

Fonte: O Dia

Diretoria Executiva da CONTEC

Últimas Notícias

Convênio UNIS 2021/2 – Renovações

Os prazos para envio de alunos de Renovação e Novos alunos ESTÁ ABERTO! IMPORTANTE: Os prazos estabelecidos abaixo devem...

Ministro da Saúde recebeu pedido de prioridade de vacinação para bancários

Coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários entregaram ofícios e pareceres médicos e técnicos que mostram porque categoria deve ser incluída entre as...

Bradesco oferece seguro de vida para todos os funcionários

O Banco Bradesco comunicou à CONTEC que tomou a providência de oferecer a todos seus funcionários um seguro de vida. O plano,...

Reunião com a Fenaban sobre a Covid 19 e os reflexos na reforma tributária

Na manhã desta terça-feira (25/05), a mesa de negociação da CONTEC voltou a se reunir, por videoconferência, com a mesa da FENABAN,...

Caixa tenta interferir em investimentos da Funcef e troca diretoria após resistência

Gota d’água para a saída do presidente e de dois diretores do fundo de pensão teria sido a recusa em participar do...